segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Janeiro de 2015: Retrospectiva

No início de Janeiro escrevi este post. E a seguir, mas no mesmo dia, escrevi este. E hoje venho fazer o balanço deste mês de Janeiro :)

A primeira coisa que me vem à cabeça é... Podia ter sido melhor, mas comparativamente a quase todo o ano passado (exceptuando o mês de Dezembro), foi bastante bom!!! Vejamos:

  • Perdi 2,6kg: 2kg certos nas primeiras duas semanas, mais 600g nas duas últimas; o que me parece bem, por um lado porque não tenho pressa e por outro porque a semana que passou não correu bem em termos de ansiedade, como sabem, o que me leva automaticamente a comer tudo o que não devo. Este é, decididamente, um ponto a trabalhar nos tempos mais próximos.
  • Consegui, pelo menos aparentemente, adquirir o hábito de beber água; de tal forma que em algumas alturas do dia já é automático - quando acordo é a primeira coisa que faço e faz-me falta, lol! Noto logo algo de errado se não beber o meu copinho de água. O mesmo acontece quando estou a fazer o almoço e o jantar. Basta começar a tratar de comida que vou imediatamente à torneira buscar água para beber, quase sem me dar conta. No entanto, para ter uma panorâmica geral em termos de ingestão de água (porque nos dias de ansiedade ainda falha muito e porque quero ter este controlo) criei um mapa mensal onde anoto os copinhos que bebo:

Parece-me um consumo razoável! Tirando, realmente, os dias em que entro em stress; aí, espalho-me ao comprido.


  • O Everest de roupa para engomar desapareceu da minha casa; desde que dei cabo dele, o máximo que engomo semanalmente é um pequeno montículo como o da imagem - foto tirada ontem, imediatamente antes de despachar o dito.
  • Resolvi experimentar o novo conceito (não é nada novo, a não ser para mim, hahahaha!) das "freezer meals + dump food", ou seja, pôr num recipiente (neste caso sacos de congelação com fecho) todos os ingredientes de uma dada receita, que depois se descongela e cozinha no forno ou no tacho, sem se ter de fazer mais nada. Parece-me uma boa ideia para aqueles dias em que me apetece tudo menos ir para a cozinha e sempre se foge das pizzas, hamburgueres, douradinhos e afins:

Estão aqui 4 refeições prontinhas a congelar e depois despejar num tabuleiro e pôr no forno. Mas já preparei mais umas quantas! Encontrei várias receitas no Pinterest e estou na fase de as testar.

  • Os menus semanais também têm sido feitos religiosamente. Seguidos da mesma maneira é que nem por isso... É que por vezes sobra comida e eu não deito nada fora; por aqui, come-se logo no dia a seguir e o que estava destinado para essa refeição passa imediatamente para a folhinha da semana seguinte (e sim, está ali uma refeição de nuggets, mas é porque os tenho na arca e preciso de os gastar). Durante este mês de Fevereiro vou planear também os meus lanches, para ver se se torna mais fácil organizar-me nesse departamento; mas esses não são rígidos, só lá vou se não souber mesmo o que hei-de comer ou não me apetecer nada em particular.
  • Agora, mudando para o lado do dinheirinho: Se bem se recordam, o ano não começou nada bem; felizmente, com muito jeitinho, lá conseguimos que o mecânico faseasse o pagamento do arranjo da carrinha, o que nos livrou de termos que ir à pequena poupança que ainda conseguimos ir tendo. Menos mal! O mês não foi famoso, e os próximos também não o serão, mas pelo menos não ficámos a dever nada a ninguém (excepto ao mecânico... Detesto prestações). 
  • Continuo a tentar pôr 50€ de lado todos os meses; não está fácil, mas eu não desisto! Os de Janeiro, estão lá, sossegadinhos, nem sei como; e os de Fevereiro vão fazer-lhes companhia assim que publicar este post :)
  • Em termos de organização, abrandei o ritmo e muito, o que não me está a agradar. Fi-lo por diversas razões, algumas válidas, outras apenas desculpas. Por isso, em Fevereiro quero recuperar o ritmo e continuar a organizar a minha casinha, até que ela fique ao meu gosto, gastando o menos possível! Ou melhor, não gastando nada, porque não há verba e ponto final parágrafo.

E pronto, assim de repente, são estes os pontos que queria focar. Se por acaso quiserem saber mais alguma coisa ou se eu me tiver esquecido de algo, avisem :)

10 comentários:

  1. Adorei a tua forma de organização, quem me dera! beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tabelinha da água! Nunca tal me passou pela cabeça. E isso de congelar a comida já pronta para ir para o fogão, maravilhoso. Está temperada e tudo? De génio...
    Parece-me que foi um balanço bastante positivo! Força para continuares e nada de desanimar. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temperadinha e tudo! É só descongelar e enfiar no forno; ou então nem sequer descongelar, lol! A tabelinha da água é uma ajuda enorme. Dá imenso jeito, principalmente quando não se tem um esquema ou horário definido para beber água.

      Bj :)

      Eliminar
  3. Acho que tens feito progressos fabulosos e o saldo é, de todo, positivo. Foca-te nele e continua e assim chegarás a onde te propões.

    Beijinhos e parabéns

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera ter um terço da tua força de vontade e organização.
    Tenho mudado algumas coisas...mas o caminho é longo para mim, muito longo mesmo, é que me desabituei de ser organizada e agora esta a custar entrar nos eixos de novo.
    Quando a perda de peso, nada ainda de significativo, estou naquela fase de criar habitos e mudar algumas rotinas, mas quando a nsiedade ataca vai tudo por agua abaixo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia de cada vez, um dia de cada vez, não te esqueças!! E em termos de organização, pesquisa no Pinterest, de certeza que vais encontrar ideias excelentes :) O mesmo se aplica à motivação para a perda de peso, dicas, receitas... O Pinterest tem de tudo!

      Bj e muita força :)

      Eliminar
  5. Muito aprendo eu neste blogue!
    Tens sido mesmo uma inspiração... obrigada! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, não tens de quê! Eu é que agradeço pelas tuas visitinhas :)

      Bj!!

      Eliminar