sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Era uma vez um edredão

Era uma vez um edredão, lindo para os padrões de decoração da época; de casal, exposto na montra em local de grande passagem. A rapariga, prestes a casar, apaixonou-se pelo edredão e, dia após dia, encantava-se com ele sempre que passava por aquela montra. Até ao dia em que finalmente decidiu comprá-lo.

Guardou-o com carinho, até ter a sua 1ª casa montada após o casamento; e aí sim, deu uso ao edredão. Edredão esse que durante anos compôs a sua cama, que viu a sua filha nascer, onde foram dormidas muitas sestas, onde se deram muitas gargalhadas, onde aconteceram mil e uma brincadeiras.

Com o passar dos anos, infelizmente, o edredão foi ficando velhinho, embora sempre tratado com muito carinho. Ficou tão velhinho, tão velhinho, que o tecido começou a desfazer-se em certas zonas. Triste, a rapariga, agora mulher e mãe, trocou-o, mas não conseguiu desfazer-se do dito. Guardou-o muito cuidadosamente, depois de lavado uma última vez, dentro de uma arca.

Agora, em arrumações pela casa fora e passados alguns anos, mais uma vez pensou que deveria desfazer-se do velhinho edredão... Mas não conseguiu. Optou então por outra solução... Desfez o edredão, separando os tecidos e o forro; lavou novamente os tecidos, retirou as partes já desfeitas, engomou-os e dobrou-os com muito cuidado - agora, irão servir para criar novas peças que aos poucos farão parte da decoração da sua actual casa. E assim o velhinho edredão será sempre recordado como o primeiro da sua vida de casada, ganhando uma nova vida.


6 comentários:

  1. E é de histórias assim que se faz a manta de retalhos da história das nossas vidas :)
    Que linda esta tua história:)

    Bom dia:)

    ResponderEliminar
  2. Esse edredão tem mais sorte do que muita gente, assim tratado com tanto carinho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Há "coisas" das quais não nos conseguimos afastar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, por mais que tentemos não nos conseguimos afastar, parece que fazem parte de nós!

      Um beijinho :)

      Eliminar