O meu filho traz sempre para casa o pão do almoço na escola, porque não o come lá; e em casa acaba por também não o comer, pelo que é normal ter pão duro com fartura em casa; geralmente pico-o com um dentinho de alho e um fio de azeite, levo uns minutinhos ao forno para secar e fico com pão ralado caseiro para o que for preciso.
Mas, mesmo assim, às vezes tenho mesmo muito pão duro em casa... O mais provável seria fazer açordas com fartura, mas o resto da família não gosta; por isso, desta vez andei a pesquisar na net e dei de caras com várias receitas de gnochi de pão... Como a curiosidade matou o gato, resolvi experimentar; não fiz nenhuma das receitas que vi em particular, optei por adaptá-las e assim nasceu a minha própria receita.
Ingredientes:
5 carcaças duras
1/2 l de leite
1 ovo
375g de farinha sem fermento
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Alho em pó q.b. (usei cerca de meia colher de café)
Preparação:
Partir as carcaças em pedaços, colocá-los numa taça grande e regar com o leite; com a ajuda de uma colher de pau, embeber bem o pão no leite. Em seguida juntar o ovo, os temperos e a farinha e misturar bem, até que se forme uma massa bastante consistente e homogénea.
Deixar a massa descansar alguns minutos; entretanto, colocar um tacho com água ao lume até que ferva. Com uma colher de chá (ou de café, depende do tamanho que quiserem os gnochis) molhada - podem molhar na própria água do tacho - colocar pequenas porções de massa na água a ferver; retirar os gnochi da água assim que subirem à superfície e deixá-los escorrer sobre um pano de cozinha limpo (se usarem papel absorvente, este pode colar-se à massa).
Servir os gnochi com um molho da vossa escolha: bolonhesa, tomate, pesto, etc. Eu fiz um molho branco que enriqueci com 2 colheres de sopa de creme de marisco em pó (sopa instantânea) e 8 delícias do mar picadas.
Os meus ficaram um bocado grandes porque usei uma colher de chá e enchi-a bem, acho que mais pequeninos ficam mais engracaditos. Não fica uma prato necessariamente bonito mas lá que é económico, isso é... E sempre foge às açordas; a família comeu e nem sonhou que a base eram os pães da escola, lol ;)
olha que não conhecia esta receita feita com pão. Para mim pão duro só para pudins que não faço ou açordas que adoro.
ResponderEliminarUma boa ideia, essa. Nunca me passou pela cabeça pedir para trazerem o pão do almoço. Aposto que também não o comem.
ResponderEliminarCá por casa não existe muito o hábito de comer pão. Mas, é um boa solução para reaproveitar tudo o que se acumula por vezes que pensamos que não tem utilidade!
ResponderEliminarNão gosto, mas o pão ralado com alho e azeite parece-me bem =)
ResponderEliminarBeijocas