quarta-feira, 9 de julho de 2014

Cortinados!!

O 2º projecto de costura... Claro que tinha que me atirar para uma coisa em grande, hahahaha! Aqui há tempos comprei no Ikea tecido para fazer uns cortinados aqui para o escritório e também para a cozinha, já que os que tenho estão muito velhinhos e são de uma só cor... Já estou farta deles; na altura a ideia era pedir à minha sogra para fazer os cortinados novos, mas o tempo foi passando e como ela nunca mais dizia para lhe levar os tecidos, resolvi experimentar eu!


Não estão perfeitos, longe disso, aliás, e cometi alguns erros ao fazer o primeiro par, que é o que mostro neste post. Mas como se costuma dizer, ninguém nasce ensinado e acho que apesar desses erros o resultado final não está tão mal como isso.


Mas confesso que quando comecei a cortar o tecido as minhas mãos tremiam... E quando comecei a marcar as costuras das bainhas também... Receio de iniciante, lol! Devo ter medido tudo umas 9 ou 10 vezes antes de começar a cortar; e quando me sentei em frente à máquina até parecia que me faltava o ar, mas como não há nada melhor que começar, lá comecei e consegui chegar ao fim com um par de cortinados aceitável, pelo menos para mim e para a família :)


As bainhas estão, muito provavelmente, mais largas do que seria suposto (principalmente as laterais), mas como ainda não me ajeito muito bem com a máquina, achei preferível não correr grandes riscos e garantir que tinha margem para as coser sem sobressaltos.


O mais espantoso?? Consegui acertar exactamente na altura que queria e em ambos os cortinados, iupiiiii!!!


Ah, aquela coisa peluda que vêem nas fotos dos cortinados já pendurados é a gata Tuxa, que tratou logo de ir investigar o que se estava a passar na "sua" janela, lol!

4 comentários:

  1. O padrão é bastante giro! Eu ainda não me aventuro com a máquina de costura... já tenho ali um tecido também para cortinados mas vou pedir a uma amiga para os fazer. É mais seguro assim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta, Inês!!! A sério, eu também estava cheia de medo, mas percebi que o maior segredo está em duas coisinhas: não ter pressa, ou seja, levarmos o tempo que for preciso a medir tudo, para termos a certeza das medidas; e depois, tratar a máquina de costura como se fosse um automóvel, lol! O pedal é para ser usado com muita calma, nada de "prego a fundo".

      Um beijinho :)

      Eliminar
  2. Parabéns! Eu não faria melhor! Ficaram lindos!

    ResponderEliminar